Compromisso com o Ambiente

A Quinta da Meia Eira procura um equilíbrio com a Natureza, reduzindo ao máximo a pegada ecológica da sua actividade.

Construção e mobiliário

Durante a reconstrução das casas, apenas usámos madeiras provenientes de plantações florestais comerciais dos Açores e Portugal continental.

Para mobiliário e decoração, optámos pela recuperação de peças antigas, valorizando o nosso património e evitando a construção de novo mobiliário e o seu transporte. O nosso mobiliário de exterior é igualmente de madeira, de modo a podemos conservá-lo todos os anos e evitar o uso de plástico.

Privilegiámos soluções arquitectónicas com iluminação natural dos quartos e espaços comuns, bem como soluções de arejamento e bem-estar.

No dia-a-dia da casa

O nosso pequeno-almoço tem como prioridade os produtos locais e da época, sem produção de lixo. Temos as frutas, o nosso leite, fabricamos os nossos iogurtes, as nossas compotas, produzimos os nossos ovos…

O lixo orgânico é totalmente aproveitado na nossa exploração agrícola. Todo o restante lixo que produzimos é separado e entregue para reciclagem.

Também optámos pelas lâmpadas economizadoras, pelas sanitas com controlo da quantidade de água de descarga, pelas tintas de base aquosa, pelos detergentes amigos do ambiente… A água da piscina é totalmente aquecida através do sol.

Os fumadores são sempre bem-vindos à Quinta da Meia Eira. No entanto, as áreas interiores são ambientes não fumadores. Os fumadores encontram cinzeiros que podem usar para fumar no exterior.

Agricultura

Toda a água utilizada na agricultura provem da chuva, armazenada nas nossas cisternas e disponibilizada aos animais por um sistema baseado na força da gravidade. O bem-estar animal é outra das nossas preocupações. Por isso, investimos em vedações e bebedouros que possibilitem aos animais estarem em liberdade e com acesso permanente a água.

As nossas vacas são alimentadas a erva, sem suplementos industriais ou provenientes de fora da exploração.

A nossa agricultura recorre ao mínimo de medicamentos, pesticidas e fertilizantes artificiais.

A biodiversidade é um valor importante para nós. Por isso, temos vindo a ocupar áreas de pastagem para horto-fruticultura, privilegiando as variedades tradicionais. É disto que nos alimentamos e que partilhamos com os nossos hóspedes.

Encaramos a sua preferência pela Quinta da Meia Eira como um reforço da nossa responsabilidade ambiental. Obrigado!